Como Colocar Quadros na Parede: Decore com suas Aquarelas
12 Dicas de Como Colocar Quadros na Parede Para Você Usar suas Aquarelas na Decoração de sua Casa
Entretanto, a alegria de comprar um novo quadro de arte pode rapidamente se transformar em estresse, quando chega a hora de pendurá-lo.
Dessa forma, é preciso tomar alguns cuidados para que o resultado final fique bonito e harmonioso.
Já que questões como:
- A que altura devo colocar?
- Como posso combinar esse quadro com outros?
- Qual a melhor ferramenta para pendurá-lo?
- Será que ira combinar com minha decoração?
- Ou que quadro devo escolher para compor a decoração de minha casa?
Portanto, se você quer dar um toque especial e arrasar na hora de pendurar e compor os seus quadros na parede, seja da sua casa ou do seu escritório, experimente usar essas 12 dicas de como colocar quadros na parede.
Isso permitirá você criar um ponto de destaque e exibir de maneira elegante, personalizada e digna de um profissional, sejam suas obras de arte ou apenas seus quadros decorativos.
Então, vamos lá?
“Decorar sua casa ou escritório com quadros pode ser uma maneira eficiente de personalizar o ambiente. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para garantir um resultado final bonito e harmonioso. Confira essas 12 dicas de como colocar quadros na parede para exibir suas obras de arte ou quadros decorativos de maneira elegante e profissional.”
12 Dicas De Como Colocar Quadros Na Parede
Dica 1 – Compreenda: As Partes Constituem O Todo
Sendo assim, o primeiro ponto que você deve ter em mente é que a melhor forma de você colocar vários quadros na parede é partir do princípio que as peças separadas fazem parte de um todo maior.
Ou seja, vários quadros formam um quadrado ou um retângulo, por exemplo.
E, dessa forma, encontrar um meio de conectá-las, como um quebra-cabeça ou uma peça de mosaico, por exemplo.
Quando nos deparamos com uma cena, primeiro vemos o todo, olhamos sua apresentação, e depois, em um segundo momento, é que começamos sua decodificação e identificação das partes.
O conhecimento desse processo nos permite manipular esse olhar, pois ao tratar as partes como um todo, você determina como o outro irá vê o quadro geral.
Dica 2 – Composição dos Quadros e Decoração
Vou partir do pressuposto que você não tenha nenhum quadro e irá adquirir para, assim, complementar a decoração de sua casa, ok?
Para isso é importante você definir dois pontos para compor os quadros na parede:
- Definição de Estilo;
- Paleta de Cores.
Se o ambiente é mais clássico, por exemplo, quadros com molduras douradas ou prateadas podem ser uma boa opção.
Já se o ambiente é mais moderno, quadros com molduras mais simples e minimalistas podem ser mais adequados.
Lembre-se, isso não é uma regra rígida, mas para quem não sabe nem por onde começar, pode ser uma boa dica de direção, ok? (Leia o item 12: Não Tenha Medo de Misturar Estilos)
Enfim, dessa forma, você pode incluir até o próprio estilo da pintura. Se é uma pintura mais romântica, ou um estilo mais abstrato, por exemplo.
Para que os quadros fiquem bem na parede, é importante escolher cores, sejam dos quadros ou das molduras, levando em consideração a pintura ou textura da parede.
Dica 3 – Planeje
Para isso você pode usar papel de jornal, papel de presente ou papel craft para criar modelos em escala real de seus quadros, e colocá-los na parede com fita adesiva para ver o melhor arranjo dos quadros.
Sendo assim, nada melhor do que você ter um mapa em mãos com os lugares exatos onde cada quadro irá ser pendurado.
Isso quer dizer que se você está pendurando várias peças de arte na mesma parede, você precisa descobrir como elas vão trabalhar juntas antes de você começar a fazer qualquer buraco, como já mencionei no item 1.
- Um modelo em tamanho reduzido, para efeito de estudos;
- Depois, um modelo em tamanho real.
Para fazer o molde em tamanho real, basta contornar a parte externa do quadro em cima do papel e depois cortá-lo.
Por último desenhe algum tipo de numeração e nome da peça para indicar a posição correta de cada peça. Isso ajudará você a ser mais eficiente e rápido, evitando, assim, que você fique toda hora conferindo para saber a que peça aquele molde se refere.
Caso você seja mais detalhista, elaborei um passo a passo para você que poderá lhe ajudar. Veja abaixo:
Nesse passo a passo, você levará mais tempo, mas em compensação conseguirá chegar a um resultado melhor sem, para isso, fazer inúmeros buracos na parede.
Passo A Passo
- Selecione os quadros que você quer colocar na parede;
- Tire as medidas de cada quadro ou tela;
Lembre-se essa primeira etapa é o pré-estudo da montagem dos quadros na parede, que você fará em tamanho reduzido, portanto, basta uma folha A4 e nessa folha ou você desenha os moldes dos quadros que você quer colocar na parede ou você recorta os molde e vai montando de formas diferentes até chegar a um resultado que você julgue melhor.
Acho a segunda opção melhor, pois você não precisa ficar apagando e desenhando novamente.
Contudo você também pode fazer esse pré-estudo em um computado, usando alguma ferramenta gráfica, como o Corel Draw, Illustrator ou Inskcape. Sendo esse último uma ferramenta gratuita.
Dica 4 – Área Da Parede X Tamanho Do Quadro
- Qual a área da parede?
- Quantos quadros irão ser pendurados ne parede?
- Quais os tamanhos dos quadros?
Assim você não sobrecarrega uma pequena parede com uma imagem grande, ou deixa um quadro muito pequeno perdido em uma grande parede.
A proporção e o bom senso são os seus melhores guias.
Dica 5 – Considere as Alturas e Distâncias
Em geral, é recomendado deixar cerca de 15 centímetros entre o quadro e o móvel para evitar que os dois itens fiquem muito próximos um do outro.
Se você está pendurando fotos acima dos móveis, certifique-se de deixar pelo menos 30 cm de distância da base do quadro até o móvel.
Caso você ache que está muito baixo suba um pouco, mas não vá muito alta, caso contrário, o olho vai se concentrar na área entre a arte e os móveis, e você certamente não quer isso.
Mas isso são apenas algumas regrinhas para te ajudar, caso você fique perdido. No fim conte com a sua percepção e bom senso.
Os espaços existentes entre os quadros será você que determinará.
Os espaços vazios, que também são conhecidos como espaços em branco ou espaços em negativos devem fazer parte da composição dos quadros na parede.
Pois os espaços em branco possibilitam a criação de contrastes, possibilitam criar pontos focais e permitem a oxigenação do conjunto de quadros.
Dica 6 – Use A Regra Dos Terços
Basicamente, ela consiste em dividir a parede em três partes iguais e colocar os quadros nas linhas de divisão ou nas áreas próximas a elas. Isso cria um equilíbrio visual agradável.
A regra dos terços sugere que a imagem deve ser dividida em nove partes iguais por meio de duas linhas horizontais e duas linhas verticais, formando assim um grid de 3×3.
A ideia é que os elementos mais importantes da imagem sejam colocados nas linhas ou nas intersecções dessas linhas representadas pelos círculos azuis da imagem acima.
Quanto à colocação de quadros na parede, a regra dos terços também pode ser aplicada para ajudar a determinar onde os quadros devem ser colocados.
Por exemplo, se você tem um quadro grande, pode colocá-lo na interseção de duas das linhas da regra dos terços, ao invés de colocá-lo no centro da parede.
Isso pode ajudar a criar um efeito visual mais interessante e equilibrado.
Dica 7 – Crie Uma História
Essa história pode ser levando em consideração as datas das pinturas, os períodos que você adquiriu essas peças, ou, ainda, caso você esteja comprando tudo novo, você pode comprar peças que, de alguma forma construa uma história para você.
Inclusive você pode usar suas próprias pinturas na construção dessa história. Mas sobre isso falarei em um item mais a frente no item 12.
Dica 8 – Materiais E Sistemas De Fixação
- Pregos e Martelo
- Parafusos, buchas e Furadeira
- Arame
- Sistema Fecho ou Gancho para Pendurar Quadros
Caso você opte ainda por ter apenas um ponto de fixação, você pode colocar um arame na parte de trás do quadro, pois ainda assim permitirá a distribuição do peso nas laterais.
A fixação feita na parte superior da moldura pode ocasionar o abaulamento dessa com o passar do tempo.
Ou seja, se a parede for de gesso, por exemplo, é melhor usar parafusos do que pregos, pois os parafusos oferecem maior suporte.
Como opções para o caso de você não querer fazer furos na parede existem:
- Sistema de fecho ou gancho;
- Apenas encoste os quadros na parede.
Existem vários tipos de sistemas de fecho, incluindo ganchos de parede, ganchos de metal, ganchos de plástico e ganchos adesivos.
Estou me referindo aqui ao que usa o sistema de adesivo. Dessa forma, você não precisa fazer furo na parede.
Essa pode ser uma ótima solução para os que não desejam fazer buracos na parede e não querem investir muito na compra dos fechos ou ganchos.
Dica 9 – Locais Onde Colocar Os Quadros E Onde Comprar
- Sala
- Quarto
- Cozinha
- Banheiro
- Lavabo
- Corredor
- Hall de entrada
- Varanda
- Ao longo da escada
- Acima do sofá
- Em corredor
- Acima da cama
Outro possibilidade é, por exemplo, comprar apenas a arte digital e imprimir em casa ou em gráficas e depois colocar a moldura.
Também há sites especializados em imagens gratuitas, como:
Também existem as galerias de artistas online, através das quais você pode comprar seja a a arte impressa, a arte emoldurada ou até mesmo a arte digital.
Enfim, as possibilidades são inúmeras, tudo irá depender de seu objetivo com a decoração dos quadros, o estilo que você deseja, etc.
Afinal, um quadro decorativo é diferente de uma obra de arte e cada um tem seu lugar de comprar e espaço na decoração.
Produto Amazon: Kit Quadros Decorativo Marilyn Monroe Audrey Hepburn Brigitte Bardot Chiclete |
Dica 10 – Quadros e Outros Objetos
Inclusive usando as prateleiras ou estantes para fazer composição, por exemplo.
Dica 11 – Não Tenha Medo de Misturar Estilos
Se você quiser fazer uma composição mais heterogênea, isso pode ser algo que torne sua decoração mais interessante. Mas, claro, isso irá depender do próprio estilo de decoração.
Enfim, você pode misturar quadros com molduras mais simples e minimalistas com outros mais elaborados ou clássicos.
Esse jogo realmente pode criar um visual mais interessante, original e cheio de personalidade, portanto, em relação às molduras, não tenha medo de misturar estilos.
1 - Se forem apenas quadros decorativos, busque realmente fazer um composição harmoniosa com a sua decoração;
2 - Se forem obras de arte, então não precisam combinar com vários aspectos, por exemplo:
2.1 – Obras de Arte ganham um espaço especial na colocação de quadros na parede.
Você pode optar por ser um colecionador de peças de arte, então, nesse caso, você pode criar uma galeria para as suas peças de valor.
Isso permite que, mesmo sendo obras de arte, não destoem tanto da decoração como um todo, a não ser, por peças muito específicas.
2.3 – Não precisam ter a mesma moldura. A moldura é parte da peça, da obra de arte.
Dica 12 – Use Suas Próprias Aquarelas Para Decorar A Parede
E o melhor de tudo é que você mesmo pode criar suas próprias pinturas em aquarela para decorar sua casa, adicionando, dessa forma, um toque único, criativo e pessoal.
Você pode pendurar seus quadros em áreas como a sala de estar, cozinha ou quarto, ou até mesmo usá-los como um elemento de destaque em uma parede vazia.
Além disso, as pinturas em aquarela também podem ser usadas como uma forma de contar sua própria história ou uma maneira de mostrar um pouco sua visão sobre a vida ou mesmo sobre suas viagens e aventuras.
Pintura Árvore em Aquarela e Guache |
Uma dica é criar sua própria galeria de arte. Se você tiver várias aquarelas, pode criar uma galeria de arte em uma parede inteira ou um painel.
Essa é uma ótima maneira de exibir várias obras de arte de uma só vez e de criar um impacto visual, além de ser uma forma versátil e personalizada de adicionar cor e estilo a qualquer ambiente.
Em resumo, usar suas próprias aquarelas como decoração de parede é uma ótima maneira de tornar a sua casa mais pessoal e única.
Uma dica extra, se você quer criar um visual mais uniforme, pode optar por usar molduras uniformes para todos os quadros. Isso pode ser uma boa opção para ambientes mais sóbrios ou clássicos.
Em resumo, as pinturas em aquarela são uma ótima maneira de adicionar um toque pessoal e criativo à sua decoração de casa.
Usá-las para decorar a sua casa é uma maneira de mostrar sua paixão pelo arte e compartilhar sua criatividade e um pouquinho de você com outras pessoas.
Dica Extra – Equilíbrio, Simetria, Assimetria, Alinhamento, Harmonia E Contraste
Entretanto, as dicas acima já fornecem a você uma boa base para que você consiga executar com perfeição a decoração de quadros na parede de sua casa.
Dito isto, vamos em frente!
Simetria |
Assimetria |
Segue dicas abaixo:
2 – Se dois quadros são idênticos a melhor forma de equilibrarmos é de forma simétrica, portanto devem aparecer equidistantes ao centro da parede;
3 – Se são diferentes, eles podem adquirir um equilíbrio assimétrico, colocando-os equidistante e trabalhando o peso visual.
Aviso: estamos falando em Equilíbrio, portanto observar o peso visual e dispô-los na parede para que fiquem equilibrados é de extrema importância;
9 – Quando os quadros estiverem colocados sobre algum móvel, devem distanciar deste 30 cm. Nesta regra, a relação de proporção deve estar presente. Quadros muito grandes às vezes precisam de maior distância;
10 – Quando houver quadros grandes e pequenos, em uma mesma parede, o menor deve vir sempre abaixo do maior;
11 – Paredes retangulares pedem um quadro ou grupo de quadros na mesma forma.
Em vez de colocar todos os quadros na mesma altura e na mesma linha, experimente colocá-los em diferentes alturas e ângulos para criar uma disposição mais interessante.
Só tenha o cuidado de fazer os estudos antes para facilitar o processo.
2 - Se dois quadros são idênticos a melhor forma de equilibrarmos é de forma simétrica, portanto devem aparecer equidistantes ao centro da parede;
Isso porque o homem necessita de equilíbrio. Pois há uma importante influência, tanto de efeito psicológico quanto físico, já que o ser humano necessita ter os pés firmemente plantados no solo e saber que vai permanecer ereto.
O equilíbrio é, então, a referência visual mais forte e firme do homem, sua base consciente e inconsciente para fazer avaliações visuais.
O equilíbrio é o estado no qual as forças, agindo sobre um corpo, compensam-se mutuamente, provocando sensação de bem-estar.
Ele é conseguido, na sua forma mais simples, por meio de duas forças de igual resistência que puxam em direções opostas. Esta definição física é aplicável também ao equilíbrio visual. Ou seja, quando os pesos estão equilibrados.
Assim, se houver um desequilíbrio de pesos haverá uma quebra na percepção visual, podendo até mesmo provocar mal-estar ou uma sensação de desconforto.
Ou seja, pode refletir uma experiência de sensação de bem-estar nas pessoas em um determinado espaço que, por exemplo, tenha peças que estão compostas assimetricamente, mas mesmo assim estão em perfeito equilíbrio, quer dizer, o peso visual está distribuído perfeitamente.
A falta de equilíbrio entre as diversas peças da composição pode, até mesmo, gerar desconforto e mal estar nas pessoas, provocando uma sensação de estranhamento.
Sendo assim, o equilíbrio poder ser simétrico ou assimétrico.
Para que você possa compreender melhor, e dessa forma, possa aplicar esse conhecimento na sua composição dos quadros ou até mesmo na sua decoração você precisa entender como trabalhar com esse conceito.
O equilíbrio parte de um eixo imaginário que divide a parede, assim:
No equilíbrio assimétrico a composição torna-se mais dinâmica e casual, enquanto que na simétrica a composição é mais estática e formal.
Lembre-se sempre da primeira dica, trate o grupo como um todo, por isso é importante fazer o planejamento e estudo prévio em escala reduzida.
Mesmo que esses elementos não tenham a mesma moldura, sejam do mesmo artista ou tenham o mesmo estilo, ainda assim, podem parecer conectados, relacionados, unificados, simplesmente devido ao seu posicionamento.
E é aqui que entra o princípio do alinhamento, que segundo este nenhuma peça deve ser colocada arbitrariamente.
Por isso montei um planejamento na Dica 2 para que você faça o Projeto da composição dos quadros na parede.
Seguindo o princípio do alinhamento, onde o posicionamento das peças podem garantir um bom resultado visual, você pode usar a seguinte técnica:
>>> Encontre pontos de comunicação entre as peças. Por mais diferentes que elas sejam elas podem se comunicar de forma a contar uma história. <<< (Confira o item 8)
O propósito básico do alinhamento é o de unificação e o de organização. Normalmente é um alinhamento marcante que cria uma aparência sofisticada, formal ou casual, engraçada ou séria.
Assim, se você posiciona os quadros de forma consciente, você terá uma composição mais coesa, estruturada e profissional.
Na harmonia, predominam os fatores de equilíbrio, de ordem e de regularidade visual inscritos no objeto ou na composição possibilitando, geralmente, uma leitura simples e clara.
A harmonia é, em síntese, o resultado de uma perfeita articulação visual na integração e coerência formal das unidades ou partes daquilo que é apresentado, daquilo que é visto.
É a força que torna visível as estratégias da composição visual.
É de todas as técnicas, a mais importante para o controle visual de uma mensagem bi ou tridimensional.
É também um processo de articulação visual e uma força vital para a criação de um todo coerente.
Em todas as artes, o contraste é uma poderosa ferramenta de expressão, o meio para intensificar o significado e, portanto, para simplificar a comunicação.
Na verdade, assim que adicionamos qualquer elemento a um espaço vazio já estamos utilizando o contraste. Ele é automático.
O contraste é, também, uma contra-força à tendência do equilíbrio absoluto, ele desequilibra, sacode, estimula e atrai a atenção.
Conclusão
Com as dicas acima, você pode criar uma decoração de parede incrível e que reflita o seu estilo e personalidade.
Não precisa decorar todas as dicas, muito menos segui-las à risca. Basta usá-las como referência para que você construa um planejamento de como colocar quadros na parede de forma eficiente, prática e até mesmo profissional.
Você pode encontrar o feltro em adesivo também (como na imagem).
Bem, é isso!
Espero que você tenha gostado das dicas e que todas ou algumas delas te ajudem a compor melhor a disposição dos seus quadros na parede!
0 comments