Como Fazer Bege com Aquarela
Como Fazer Bege com Aquarela
Você já se perguntou: Como Fazer Bege em Aquarela?
Para quem pinta, saber fazer mix de cores ajuda a construir uma paleta de cores ainda maior. Nesse presente artigo apresentarei esse processo. Contudo, antes gostaria de traçar algumas definições.
O tom de Bege para muitos é definido como um tom de marrom bem claro, próximo ao branco, e sem saturação.
Mas o bege é um pouco mais que isso. Com certeza, é um tom que carrega em si uma variação de tonalidades, que vão do creme, passando pela cor de lã, tons claros de marrom e indo até o leve tom acinzentado. Incluo aqui também, os tons de pêssego.
Material Utilizado
- Tinta aquarela escolar;
- Pincel redondo nº6;
- Papel Canson 200g.
Processo De Pintura
Você tem caminhos diferentes para atingir o seu objetivo de Como Fazer Bege em Aquarela.
Tudo irá depender da cor que você deseja em sua pintura: mais para o branco, como um branco gelo, talvez, um tom de lã, um tom acinzentado, ou ainda, um tom de marrom ou um tom de creme ou quem sabe, um tom de pêssego?
Abaixo eu demonstro alguns caminhos que conheço e que permitirá você criar uma cartela variada de tons de bege.
O Branco
Para clarear um tom de aquarela basta, geralmente, você acrescentar água. E você verá muitas pessoas ensinando esse processo.
No entanto, essa é apenas uma forma de fazer bege em aquarela. Eu, particularmente, prefiro acrescentar o branco, mesmo sendo aquarela. Pois com a adição de branco eu consigo fazer uma composição melhor.
Assim, se você quiser ainda manter a transparência, basta trabalhar com o branco da própria aquarela. Se você preferir ter uma cor um pouco mais opaca, então você irá trabalhar com a tinta guache, acrílica, ou como eu, a tinta para tecido.
Entretanto, aqui vale uma ressalva. Se você quiser armazenar a tinta que você fez para continuar trabalhando posteriormente, a melhor opção de branco para ter uma tinta com maior opacidade, é a tinta guache.
Pois, como a tinta guache é solúvel em água, ela é mais fácil para ser reativada.
A segunda opção é a tinta para tecido, pois embora seja uma tinta um pouco plástica, é bem menos que a tinta acrílica e se ela for armazenada corretamente, você pode conseguir reativá-la posteriormente. Contudo, há vezes que não é possível, ainda mais se já tiver passado alguns dias.
Assim sendo, a última opção é a tinta acrílica. Se trabalhar com ela, lembre-se apenas de tentar fazer tinta suficiente para o projeto em questão, e dessa forma, não ter muitas sobras e consequentemente não ter desperdício de material.
Isso porque, após a tinta acrílica secar, você não consegue reativá-la.
Branco explicado, agora vamos ao processo.
Apresento abaixo 3 cartelas de tons de bege partindo de três paletas: Tons de Terra, Tons Neutros e Mixes Especiais.
➼ Usarei para a construção das 3 paletas de bege abaixo, o branco da aquarela.
1 - Tons De Terra
Passo 1
Abaixo selecionei 7 cores: 4 tons de marrom, ocre, laranja e rosa.
Passo 2
Para você fazer os tons de bege, o melhor caminho é começando com o branco.
Em um godê, coloque uma poção de branco aquarela.
Aqui usei a tinta escolar mesmo, como você pode ver abaixo.
Mas para as suas pinturas finais, dê preferência para uma tinta aquarela de melhor qualidade. Pode ser as da linha estudante mesmo.
Por que não escolher a escolar? Use a escolar para fazer testes e exercícios, pois elas tendem a ficar acinzentadas após secar.
Passo 3
Vá adicionando aos pouco a cor que você deseja transformar em bege.
Passo 4
Se você achar que colocou cor demais, basta voltar para o godê e colocar mais branco.
Passo 5
Depois adicione um pouco mais de cor e construa duas ou três tons de bege para cada cor.
Passo 6
Lembre-se, usar tons diferentes de uma mesma cor, fará com que você tenha resultados diferentes.
Como no exemplo abaixo, onde eu usei 4 tons de marrons e você consegue diferentes tons de bege, por mais que um se aproxime muito do outro, ainda assim existe um tom de diferença.
2 - Tons Neutro
Passo 1
Você também pode construir tons de bege a partir de tons neutros. Aqui você irá precisar começar a fazer mix de cores.
Usei três formatos de mixes para obter um tom neutro:
- Cores Primárias;
- Cores Complementares;
- Azul e Marrom.
Passo 2
Como você pode ver no exemplo abaixo, com as cores primárias e cores complementares, eu consegui obter um de tom de marrom, que às vezes pode parecer mais um tom de lama.
Bem, na verdade, esse tom de lama é justamente o tom neutro, perfeito para complementar algumas pinturas e/ou criar sombreados.
Já o mix de cores entre o marrom escuro (é preferível um tom escuro para fazer esse mix) e o azul, você consegue esse tom neutro que nem é marrom, nem é azul.
Ao fazer a cartela de bege, usando esse mix de azul e marrom, o resultado é uma cor que tende para o acinzentado. Se você adicionar pouca cor, cor esse obtida como resultado do mix, ao branco, você obterá um tom de branco gelo.
Muitos profissionais da aquarela, preferente usar esse mix de cores (azul e marrom), no lugar do preto e para fazer sombras, como já mencionado.
3 - Mixes Especiais
Passo 1
Eu chamo de especial essa paleta de cores, porque eu simplesmente amo os tons de bege que você consegue através dela, principalmente os tons puxados para o tom de pêssego.
Abaixo você encontra a primeira imagem, onde eu faço um mix usando as composições de cores: vermelho com amarelo e rosa com amarelo. E o resultado é um tom de laranja, que ao ser transformado em bege, você consegue esses tons de pêssego.
Passo 2
Os dois últimos mixes de cores são: Marrom com amarelo e Marrom, amarelo e Rosa.
E da mesma forma que a cartela anterior, você atinge uma variação de tons de pêssego.
A composição: Amarelo, marrom e rosa, eu usava constantemente quando pintava com pastel seco para fazer tons de pele.
O que variava era o tom do amarelo, do marrom e do rosa, que poderiam ser mais claros ou mais escuros, conforme o tom da pele.
Finalização
Como dica final, sugiro que você experimente construir uma paleta de cores bege, para entender o processo e no caminho faça alguns testes, como, por exemplo, adicionar um pouquinho de verde, um pouquinho de azul e assim por diante.
Pois isso permitirá você criar um repertório de cores.
0 comments