Aquarela para Iniciantes: Um Guia Básico para Nível Zero
Aquarela para Iniciantes
Um Guia Básico para Nível Zero
Introdução
Esse é guia básico para iniciantes em aquarela que estão no nível zero. Ou seja, para aquelas pessoas que nunca tiveram contato com aquarela e estão pensando em começar, mas não faz ideia de o que comprar ou como dar as primeiras pinceladas.
Enfim, a aquarela é uma técnica de pintura muito versátil e popular entre artistas iniciantes e profissionais.
É uma técnica conhecida por sua transparência e sua capacidade de misturar cores de maneira suave e natural.
Entretanto, antes de começar a pintar, é importante se preparar adequadamente. Isso pode incluir: a escolha de um lugar adequado para pintar, material de referência, além, claro, se certificar de que tem todo o material necessário perto de você para não quebrar o seu processo.
I – Material Básico para Aquarela e Como Usar Cada Um
Antes de começar a pintar, é importante se preparar com os materiais e equipamentos adequados para que você possa ter um melhor aproveitamento durante o seu processo de aprendizagem. Você vai precisar de:
1 – Papel apropriado para aquarela para aquarela: um papel espesso e resistente que pode lidar com a água da aquarela sem ficar encharcado ou rasgar.
Existe no mercado uma papel apropriado para a pintura em aquarela, pois é feito para absorver melhor a água.
A gramatura mínima para que você possa trabalhar de forma adequado é o de 300g e o da Canson é um dos com melhor custo-benefício.
1.1 – Como Usar o Papel para Aquarela
Embora para algumas pessoas possa parecer bobo e fácil porque já usa o papel para aquarela. Gostaria de lembrar que esse artigo é para os iniciantes nível zero e algumas pessoas não sabem que existe um lado certo do papel próprio para aquarela para ser usado.
Portanto, o lado que você irá usar é lado mais rugoso ou mais texturizado do papel para aquarela, como na imagem abaixo.
Pode não ter ficado muito claro a diferença entre um lado e outro, principalmente se você nunca viu de perto um papel para aquarela, mas quando você comprar o seu primeiro bloco, observe a distinção entre um lado e outro e use, para fazer a sua pintura, o lado texturizado, ok?
Para usar o papel para aquarela, é importante esticá-lo para evitar que enrugue enquanto você trabalha. Isso pode ser feito de duas maneiras (vide imagens abaixo):
- Colocando o papel em uma base e passando fita adesiva nas bordas. (recomendado para iniciantes nível zero);
- Umedecendo todo o papel com água, primeiro na parte detrás do papel e depois esticando-o em uma superfície plana e posteriormente umedecendo a parte da frente. (técnica um pouco mais avançada, que exige um maior conhecimento das técnicas básicas de aquarela).
1 – Finta Adesiva – Passe fita adesivas por todas as bordas.
2 – Papel Umedecido – Molhe primeiro a parte de trás e depois a parte da frente.
1.2 – A base – Caso você esteja interessada em saber como fazer a base ou se precisa comprar algum material extra. Deixo aqui a minha sugestão:
A base que eu uso é feita com o papel que vem na parte detrás do bloco da aquarela. Eu pintei com tinta guache e depois passei um papel contact, tanto na frente, quanto na parte detrás.
Se quiser pode usar dois papelões para ficar mais rígido.
O meu, o da imagem e que sempre aparece nos vídeos, é em tamanho A4, pois atualmente trabalho mais com a folha no tamanho A5, ou seja, divido a folha A4 em duas, dessa forma consigo ter um melhor aproveitamento do material.
Folha A4 divida em 2, formando duas A5. Base feita com fundo do bloco A4.
Bloco A4. Retira o fundo cobre com papel contact tanto na frente, como atrás.
2 – Tintas aquarela: Já a tinta aquarela, você pode usar tanto um kit de tintas em pastilha ou um estojo de tubos de tintas aquarela.
Algumas marcas, normalmente as de melhor qualidade, oferecem, tanto as pastilhas, quanto os tubos, em formato individual.
Entretanto, para iniciantes, eu geralmente recomendo o estojo com tubos de tinta da marca Pentel, pois é um dos com melhor custo-benefício do mercado.
Mas se você só pode adquirir um escolar, que seja. Só tenha em mente que as cores ficam mais opacas e que, muitas vezes, não serão tintas que você conseguirá obter, por exemplo, uma boa saturação da cor.
Mas nada impede de ser com um escolar que você comece, mas, reforço, minha recomendação é que procure um estojo de tinta do tipo estudante, como o da Pentel.
Tinta Aquarela Pentel Tubo – Amazon
Aquarela Pastilha Van Gogh – Amazon
Tinta Pastilha Escolar – Amazon
Pintura em Aquarela Golfinho, feita com Tinta Escolar
A pintura em aquarela acima do golfinho, foi feita 100% com tinta aquarela do tipo escolar.
O que você tem que ter em mente são três coisas:
- Sim, você pode usar a tinta escolar, desde que você entenda que muitas vezes se tornará frustrante, mas isso se deve mais ao segundo ponto;
- Você deve se focar inicialmente em aprender as técnicas, pois são as técnicas e a prática regular que fará você aprender aquarela, não o material. Então, se você viu alguma pintura sendo feita e achou bonita e quando foi fazer o seu resultado ficou aquém, não ache que, necessariamente, o material fez mágica, mas essa pessoa, provavelmente domina as técnicas e já pratica a algum tempo;
- O material de qualidade não existe à toa, faze diferença sim quando você usa um material melhor, mas você só conseguirá perceber isso, depois de já ter praticado bastante e de conhecer as técnicas de pintura em aquarela com maior propriedade.
2.1 – Como Usar a Tinta Aquarela
As tintas aquarela, em sua maioria, podem ir da máxima opacidade até a máxima transparência.
E é justamente essa capacidade, principalmente a da transparência, a maior característica da aquarela.
Para trabalhar com a tinta aquarela é necessário que você a hidrate. Isso significa que você deve adicionar água à tinta, de maneira que:
- Quanto menos água você coloque mais opaca e saturada será a cor da tinta;
- Quanto mais água você coloque mais transparente e pastel será a cor da aquarela.
Isso significa que ao misturá-las com água você irá criar diferentes escalas de tons de uma determinada cor, e que cada tom que você cria pode ser visto como diferentes escalas de camadas.
Para entender melhor, pratique o seguinte exercício:
- Escolha uma cor básica, como vermelho, amarelo e azul. Vamos supor que você escolheu o vermelho.
- Então pegue o seu godê e adicione água.
- Pegue o pincel passe na água e depois pegue um pouco de tinta e leve essa tinta e coloque na água. Você terá uma cor bem translúcida.
- Passe essa cor no papel em forma de círculo ou faça um quadrado, tanto faz, e deixe secar.
- Volte com o pincel e adicione mais pigmento (tinta) na água, misture novamente.
- Passe esse novo tom de vermelho no papel, ao lado do do primeiro círculo.
- Repita esse processo até você chegar na saturação máxima da cor.
- Você agora tem as diferentes camadas do cor vermelha.
Portanto, a quantidade de água que você usa para diluir a tinta afetará a intensidade da cor.
Após adicionar várias vezes pigmento à água, você irá intensificar a cor.
Resumindo, antes de começar a pintar, é importante preparar suas cores, por isso é fundamental que você aprenda a preparar as suas aguadas.
Esse exercício acima ajudará você a entender a importância de experimentar diferentes níveis de diluição, pois isso permite que encontre o que funciona melhor para você, ou seja, o tom que você quer pintar.
3 – Pincéis para aquarela: um pincel redondo de tamanho médio e um pincel achatado são ótimos para começar. Certifique-se de escolher pincéis de boa qualidade, pois eles farão uma grande diferença na sua pintura.
E aqui, ao contrário da tinta escolar, que mesmo com ressalvas, você consegue trabalhar com ela, principalmente se você entende as limitações do material, não dá para ter muito meio termo, não.
Não tem como você trabalhar com pincéis de baixa qualidade. Você pode escolher um ou dois pincéis de boa qualidade, pois isso facilitará muito o seu processo de aprendizagem.
Sendo assim, se você só pode escolher um item para investir um pouco mais de grana, que seja nos pincéis.
Pois, considero o pincel, dos três (papel, tinta e pincel), o mais importante. Pois com o restante, tinta e papel, desde que você mantenha-se dentro dos limites mínimos requeridos, como já descrito acima, você não terá grandes problemas e poderá aprender a pintar com tranquilidade.
Kit Pincéis Aquarela Keramik Wedge - Amazon
3.1 – Como Usar os Pincéis
Existem diferentes tipos de pincéis de aquarela disponíveis, cada um com uma finalidade específica.
Para iniciantes, recomenda-se começar com um conjunto de pincéis básicos de tamanho médio, como um pincel redondo de tamanho 6 ou 8 e um pincel chato.
Mas, caso você não possa adquirir, comece com um pincel redondo nº6 de boa qualidade.
Depois você vai adquirindo novos pincéis.
Ao usar o pincel, é importante molhá-lo em água limpa antes de mergulhá-lo na tinta. Certifique-se de retirar o excesso de água do pincel antes de mergulhá-lo na tinta para obter melhores resultados e não perder o controle de usa pintura.
- Alternativa – Pincéis com Reservatório
Opcional: Os pincéis com reservatório, são boas opções para iniciantes e possuem uma boa qualidade e são de valores intermediários.
Só tenha o seguinte cuidado: As cerdas desses pincéis, ao contrário de outros, absorvem uma grande quantidade de água e isso para quem está começando pode se tornar um pesadelo.
Entretanto, isso é fácil de corrigir, basta, quando você estiver pintando, ter sempre com você um pedaço de papel toalha. Nesse caso, o pano não serve, a melhor opção é o papel toalha, pois você pode retirar o excesso de água ou de pigmento, antes de colocar o pincel no papel ou na tinta.
Tendo esse cuidado, eles são simplesmente perfeitos. São uma boa opção. Adoro os meus. Não abro mão deles. E eu não faço uso do reservatório. É só pelas cerdas, mesmo.
O que eu mais uso é o da Pentel Ponta Fina (igual o da imagem abaixo). Acho ele perfeito. E se você quer aprender caligrafia ou lettering com aquarela, esses pincéis são perfeitos.
Ter um pincel fino, como esse da imagem abaixo, ajuda muito na construção de detalhes. O meu é exatamente esse abaixo da Sinoart.
Esses dois das imagens abaixo são os únicos que eu posso falar com certeza, pois faço uso dos dois e são ótimos.
Minha sugestão é que você pesquise, observe o que outras pessoas falam sobre um determinado pincel.
Os pincéis das imagens de cima, eu não os tenho, mas estão na minha lista de próximas compras, pois são pincéis que possuem boas avaliações, por isso eu coloquei a imagem com o link para a Amazon. Leia os comentários e pesquise por vídeos onde possam estar fazendo algum review, ok?
Pelikan Pincel Sinoart - Liner - Amazon
4 – Dois recipientes para água: você precisará de dois recipientes de água limpa para limpar seus pincéis enquanto pinta.
Isso irá permitir que você trabalhe sem trocar a água por mais tempo, além de evitar que você use a água suja em suas pinturas.
O recipiente abaixo tem dois compartimentos. Mas você pode usar dois copinhos, duas vasilhas, enfim, algo que você já tenha na sua casa mesmo.
4.1 – Como Usar os Recipientes para Água
Um dos recipientes você usará para limpar o pincel, seja para retirar o excesso de pigmento do próprio, seja para trocar uma cor por outra.
O segundo recipiente permanecerá com água limpa por tempo, pois você usará ele para pegar água limpa e adicionar na tinta que você irá usar ou para fazer uma camada de apenas água no papel.
Isso ajudará você a ter uma pintura mais limpa, evitando levar água sua na sua pintura, bem como evitando criar uma cor que você não quer porque usou água sua para pegar pigmento.
5 – Godê para as aguadas: antes de começar a sua pintura propriamente dita é importante que você prepare as suas aguadas para trabalhar, preparando assim a intensidade da tinta, se será mais transparente, coloca mais água, mais opaca, menos água.
5.1 – Como Usar o Godê
O godê é um recipiente plano com cavidades para colocar a tinta. Ele é usado para misturar e diluir a tinta antes de aplicá-la no papel.
Certifique-se de limpar o godê entre as cores para evitar a mistura de cores indesejadas, caso você queira as cores mais puras.
Mas o resto de tinta remanescente também pode ser usado para criar novas e exclusivas cores em sua paleta.
Ter um godê é importante para evitar que você fique misturando as cores no próprio estojo e sujando suas tinta, caso você use estojo de pastilhas.
Certifique-se apenas de fazer quantidade de água ou de mix de cores em quantidade suficiente para a pintura que você está trabalhando, pois depois pode ficar difícil recriar o mesmo tom.
E como disse acima, você pode limpar o godê ou pode deixar essa tinta remanescente para criar novas cores ou reutilizar em algum outro projeto.
6 – Papel toalha ou pano para limpar os pincéis: seja para limpar e secar o pincel, seja para retirar excesso de água ou de tinta do pincel, tenha sempre a mão, um pedaço de pano ou um pedado de papel toalha.
6.1 – Como Usar o Pedaço de Papel ou Pano
Um pedaço de papel ou pano é usado para retirar o excesso de água do pincel antes de mergulhá-lo na tinta. Isso ajuda a evitar que a tinta fique muito aguada ou escorra pelo papel.
Eles também servem para retirarem excesso de pigmento do pincel ou para secar o pincel, caso você queira aplicar a técnica seca no seu trabalho.
Outra função, nesse caso, do pedaço de papel, é retirar o excesso de água da pintura.
Por exemplo, você passou uma camada de água ou de aguada e formou uma poça.
Então você pode usar, seja um pincel ou um pedaço de papel seco e limpo para retirar o excesso de líquido de sua pintura.
Evitando, assim, manchas muito marcadas e com bordas.
Nesse primeiro item eu te apresentei tanto o material básico para você pintar suas aquarelas bem como o papel e a função de cada um no processo.
No próximo tópico você irá dar suas primeiras pinceladas.
II – Técnicas Iniciais – Primeiras Pinceladas
Antes de começar a pintar uma imagem completa, é importante praticar alguns traços básicos de aquarela.
Isso ajudará você a se acostumar com as propriedades únicas das tintas aquarela e a se sentir mais confiante ao aplicá-las em um papel.
Alguns técnicas básicas para praticar incluem:
- Linhas retas e curvas;
- Círculos;
- Traços de espessura variável;
- Gradientes de cor.
Antes de começar os exercícios abaixo prepare a sua mesa de trabalho com o material que você irá utilizar, bem como as aguadas.
Faça como foi descrito no item anterior.
Para esse exercício, basta você escolher apenas uma cor. Prepara a aguada e procure não deixar muito transparente.
Se você tiver usando a tinta de tubo, adicione um pouco no godê e depois adiciono um pouco de água, tanto para hidratar a tinta e deixá-la preparada para o trabalho, quanto para ficar mais fácil para você praticar os exercícios.
1 – Linhas Retas e Curvas
Agora sim, tudo pronto, vamos começar!
Passe o na água primeiro, retire o excesso de água no pano ou pedaço de papel e depois aplique o pincel na aguada que você preparou para esse exercício.
Faça linhas horizontais, verticais e sinuosas (curvas).
Repita algumas vezes esse exercício.
Se você tiver mais de um pincel, sugiro que faça esse exercício com todos os pincéis.
Lembre-se, aqui você irá usar mais a ponta do pincel.
2 – Círculos
Após fazer o exercício 1, comece a fazer círculos, semi-círculos, esperiais.
Faça círculos de tamanhos diferentes.
Assim como no exercício 1, tente usar mais a ponta do pincel.
3 – Traços de Espessura Variável
Agora você fará linhas com espessuras diferentes. Umas mais finas, onde você usará mais a ponta do pincel, outras mais grossas. Nesse caso, você irá deitar um pouco as cerdas para fazer espessuras diferentes.
Você pode fazer esse exercício para fazer linhas sinuosas e círculos, também.
4 – Gradiente de Cor
Já para o gradiente de cor, você usar apenas uma cor mesmo. Esse é apenas um exercício introdutório.
Método 1: Você irá primeiro limpar o pincel completamente e carregará o pincel apenas com água. Faça uma faixa um pouco larga, vindo de cima para baixo, como em um formato de retângulo.
Depois você pegará um pouco da tinta e começará aplicando novamente de cima para baixo. Observe o processo.
Essa técnica também é conhecida como técnica úmida. Nesse caso, você está praticando 2 técnicas, a do gradiente e a técnica úmida.
Método 2: Aqui você aplicará a técnica mista. Pegue o pincel e o carregue de tinta, deixe o papel seco.
Aplique uma faixa de tinta e vá puxando o gradiente. Você não aplicará mais tinta, apenas irá com o pincel úmido puxando o gradiente.
III – Primeiras Pinturas
Agora que você praticou os traços básicos, já aprendeu a fazer as aguadas e já entendeu como os materiais funcionam, é hora de começar a sua primeira pintura em aquarela.
Comece com um desenho simples, como uma flor ou uma paisagem com poucos elementos e poucos detalhes, por exemplo. Dê preferência para desenhos com boa área de pintura e linhas simples.
Exemplos:
- Flores Fáceis e simples;
- Frutas;
- Doces;
- Desenhos Abstratos;
- Paisagens simples.
Dica Final
Como uma dica final, sugiro a leitura do artigo 9 Lições que Eu Aprendi Pintando Aquarela e Você Pode Aprender Também.
Conclusão
Em resumo, pintar aquarela pode ser um desafio, mas é uma técnica incrivelmente recompensadora.
Com os materiais certos, a preparação de cores adequada, aprendendo a controlar a água, praticando as técnicas básicas de aquarela, você poderá criar pinturas deslumbrantes.
Lembre-se de ser paciente e não se desanimar se as coisas não saírem como planejadas na primeira tentativa.
Como com qualquer técnica de pintura, a prática é fundamental. Divirta-se e boa sorte em sua jornada de pintura aquarela!
0 comments