O Que é Desenho: Aquarela para Iniciantes
O Que é Desenho: Aquarela para Iniciantes
Conceito, Tipos, Materiais, Estilos e sua Conexão com a Aquarela
A questão não é se você é capaz ou não de desenhar. A questão é a sua expectativa em relação ao que você é capaz de fazer.
Ajuste sua expectativa e você perceberá que você é capaz de desenhar.
Se disponha a praticar e você será capaz de atingir o seu objetivo em relação ao desenho.
Lembre-se, quanto mais complexo for o nível de desenho que você visa atingir, maior deverá ser o seu comprometimento.
Afinal, todo bônus tem ônus e todo ônus é equivalente ao bônus que se pretende alcançar!
O desenho é uma forma de arte que consiste em criar imagens através da utilização de linhas, formas e sombras. É uma técnica antiga que vem sendo utilizada há milhares de anos para representar o mundo à nossa volta e expressar ideias e emoções.
Desenho é uma representação gráfica de algo, que pode ser figurativo, ou seja uma representação de um objeto, de uma pessoa, de um cenário ou paisagem, por exemplo, e também, pode ser a representação gráfica de algo abstrato ou mesmo a comunicação de um conceito, ideias ou apenas com um propósito informativo, como sinais e símbolos.
O desenho pode ter como propósito tanto representar a realidade tal como ela é, como também, brincar com a realidade e a reinventar.
Quais Os Meios Utilizados Para Desenhar?
Existe uma diversidade de materiais que você pode utilizar para desenhar:- Lápis grafite;
- Caneta hidrográfica;
- Caneta Nanquim;
- Carvão;
- Giz de cera;
- Lápis Estaca;
- Marcadores;
- Pastel;
- Pincel (aquarela, acrílica, guache);
- Etc.
Quais Os Tipos De Desenho?
Ou seja, para cada material que você decidir trabalhar, irão existir os mais variados tipos de desenho, como o desenho a lápis, a carvão, a tinta, a aquarela e o digital.
E dependendo da mídia que você escolher, você terá uma jornada nova de aprendizado a percorrer.
Pois cada um desses materiais possui suas próprias características e técnicas específicas, embora todos eles compartilham o mesmo objetivo de criar imagens através do uso de elementos gráficos.
Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de desenho:
1 - Desenho A Lápis
Este tipo de desenho é feito com lápis de grafite ou carvão, e é conhecido por sua precisão e detalhamento.
Os desenhos a lápis podem ser feitos em uma variedade de tamanhos e estilos, desde esboços suaves e sombreados até desenhos mais detalhados e realistas.
2 - Desenho A Tinta
Este tipo de desenho é feito com tintas, que podem ser aquosas ou oleosas.
Os desenhos a tinta podem ter um acabamento mais vibrante e luminoso do que os desenhos a lápis, e são ótimos para criar imagens coloridas e expressivas.
3 - Desenho Digital
O desenho digital envolve o uso de uma mesa digitalizadora ou um tablet e software de desenho para criar imagens no computador.
Este tipo de desenho é popular entre os artistas que desejam criar imagens realistas ou que precisam de uma grande quantidade de edição.
4 - Desenho a Carvão
O desenho a carvão é feito com pedaços de carvão vegetal ou mineral, que são usados para criar linhas e sombras.
Este tipo de desenho é conhecido por sua expressividade e textura, e é ótimo para criar imagens de grande impacto.
5 - Desenho a Pastel
O desenho a pastel é feito com barras de pastel seco, que são usadas para criar imagens suaves e sombreadas.
Este tipo de desenho é ótimo para criar imagens coloridas e realistas, e é popular entre os artistas que desejam criar imagens delicadas e suaves.
Em resumo, os tipos de desenho variam amplamente em técnicas e materiais, mas todos eles permitem que as pessoas expressarem sua criatividade e emoções de maneira visual.
Qualquer um pode se tornar um artista de desenho, independentemente de habilidade ou experiência prévia, basta escolher o tipo de desenho que melhor se adapta ao seu estilo e objetivos.
Complemente sua leitura com o artigo: Os Primeiros Passos no Desenho.
Quais os Estilos de Desenho?
Fazendo uma pesquisa sobre os diferentes estilos de desenho, eu achei resposta diferentes para a mesma pergunta. Portanto, resolvi listar abaixo alguns dos estilos que encontrei.
- Realista;
- Hiperrealista;
- Caricatura;
- Mangá;
- Quadrinhos (Comics);
- Pontilhismo;
- Abstrato;
- Desenho Técnico;
- Pixel Art;
- Doodle Art;
- Fashion;
- Zentagle.
Aplicação Do Desenho
O desenho também pode ser utilizado em diferentes áreas, como na arte, na arquitetura, na moda, na publicidade e até mesmo na ciência.
Por exemplo, os arquitetos utilizam o desenho para criar plantas de edifícios e projetos de construção, enquanto na área de design, o desenho pode ser aplicado para desenvolver e ilustrar ideias nas mais diversas áreas, como na moda criar roupas, acessórios, estampas, etc; na engenharia, no design de interiores e decoração, inclusive você pode se tornar o design de móveis, por exemplo.
Enfim, a aplicabilidade do desenho é gigantesca. Você pode inclusive criar desenhos e vender online como doodles, cliparts, ícones para criadores de arte online, website, mídias sociais, etc.
Outra possibilidade é você construir histórias em quadrinhos ou se tornar um ilustrador de livros.
Sua imaginação e capacidade de perceber a demanda de mercado é que fará a diferença.
Em suma, o desenho é uma técnica versátil que pode ser utilizada em diferentes áreas e é uma ótima forma de expressão pessoal e criatividade.
Com prática e dedicação, qualquer pessoa pode se tornar um bom desenhista.
Por Onde Começar A Desenhar?
Para se tornar um bom desenhista, é preciso praticar e desenvolver habilidades, como percepção, observação, criatividade e técnica.
Isso pode ser feito através da participação em aulas ou workshops, ou simplesmente desenhando em casa e explorando diferentes técnicas e estilos, por exemplo.
A verdade é que não existe uma maneira única de percorrer esse caminho.
Afinal, você pode simplesmente assistir uns vídeos na Internet e começar o seu processo de aprendizagem, ou assistir tutoriais, fazer um curso gratuito, um pago. Não importa exatamente.
O mais importante, seja no desenho ou na pintura, é que você entenda que existe um processo e que no momento em que você decidiu aprender a desenhar, você simplesmente, começou a percorrer esse caminho e enquanto você estiver disposto a desenhar, você estará trilhando esse caminho.
Não, na verdade, você precisa entender as formas básicas, ter clareza no seu objetivo e se dispor a construir o desenho que você quer.
Quando eu estava começando o meu curso de pintura, meu professor me disse algo que mudou a minha forma de trabalhar com pintura.
Ele me disse que era engraçado que no campo das artes, a pessoa faz um desenho, uma pintura e pronto!
Ao terminar, ela olha para o desenho ou a pintura e acha que chegou ao fim, é aquilo. Se ficou bom, ótimo. Essa pessoa acha que não tem que refazer o desenho ou a pintura mais de uma vez.
Eu sei exatamente o que ele estava falando, pois eu mesma pensava assim.
Já nos esportes, por exemplo, um atleta repete o mesmo movimento milhares de vezes.
Isso me fez entender que você não desenha ou pinta para se chegar a um fim, mas você repete quantas vezes for necessária.
Esse processo é o desenvolvimento da maestria de algo. Repetição.
Então, seja um curso pago estruturado ou livros ou vídeos no YouTube, de nada adianta se você não se colocar a desenvolver a sua maestria através da repetição.
Ficar a penas assistindo tutorial ou fazer o desenho apenas uma vez, dificilmente fará você chegar onde você quer.
4 – Aquarela no Desenho
5 – Por Fim… O Desenho Como Processo De Cura
Vale pontuar que, além disso tudo, o desenho também pode ser uma forma de expressão artística que permite às pessoas expressarem suas emoções, pensamentos e sentimentos de maneira criativa e visual.
Muitas pessoas desenham como um hobby ou como uma forma de se conectar com suas emoções e sentimentos, uma maneira, muitas vezes, de compreender o mundo tão caótico à sua volta ou, até mesmo, um caminho para encontrar significado e ressignificado de suas dores, culpa, incompreensão, etc.
O desenho é uma atividade que pode ser realizada por qualquer pessoa, independentemente de habilidade ou experiência prévia, e pode ser um meio poderoso para lidar com problemas de saúde mental e emocionais.
Confira também o artigo: O Que é Arte?
O processo de desenhar pode ser visto como uma forma de cura, pois permite às pessoas explorarem e processarem seus sentimentos de maneira saudável.
Ao desenhar, as pessoas podem liberar tensão e raiva, bem como expressar alegria e amor.
O ato de criar algo visualmente atraente também pode ser uma fonte de satisfação e realização pessoal, o que pode ajudar a melhorar a autoestima e o bem-estar geral.
Além disso, o desenho pode ser uma forma de relaxamento e meditação, pois permite que as pessoas se concentrem em um único ato criativo e se afastem dos problemas e estresses do dia a dia.
Isso pode ajudar a diminuir a ansiedade e o estresse, e pode até mesmo ter um efeito calmante.
Ao permitir que as pessoas expressarem seus sentimentos de maneira segura e não julgada, o desenho pode ajudar a diminuir a carga emocional e aumentar a conscientização e a compreensão das próprias emoções.
Em resumo, o desenho, além de ser uma forma de expressão artística, pode ajudar as pessoas a lidar com problemas emocionais, relaxar e se sentirem mais satisfeitas e realizadas.
Se você está procurando uma maneira de melhorar sua saúde mental e emocional, o desenho pode ser uma opção valiosa a ser considerada.
0 comments