Por Que Você Deve Usar Papel Apropriado para Pintar Aquarela?
Por Que Você Deve Usar Papel Apropriado Para Pintar Aquarela?
É comum quando estamos começando querermos usar um papel mais barato para pintar aquarela.
Abaixo eu apresento para você alguns motivos pelos quais você deveria dar preferência em usar papel próprio para aquarela, além de apresentar também, algumas alternativas no uso do papel para você praticar.
Vamos lá?
Material Utilizado
- Papel branco sulfite;
- Papel Canson 200g;
- Papel Canson 300g;
- Borrifador;
- Pincel redondo º6;
- Tinta aquarela escolar.
Processo De Pintura
Papéis Utilizados
Abaixo apresento os 3 tipos de papel que usei para essa demonstração.
Papel Branco Sulfite Papel Canson 200g Papel Canson 300g
Teste 1 – Água
Borrifei água nos três papeis e já de início dá para notar que o papel comum não aguenta muita água. Ele começa a ficar transparente e muito fino.
Teste 2 – Pinceladas
Fiz algumas pinceladas nos 3 tipos de papéis e dá para notar que no primeiro papel a tinta não espalha como normalmente ela faz com papéis de gramatura maiores.
Teste 3 – Carga Alta De Água
Quando estou pintando, tenho por hábito não prender a folha na mesa ou suporte com fita adesiva. Pois, em geral, não gosto da borda branca.
O que faço para prender o papel é adicionar água na parte de trás da folha. Isso permite que a folha fique firme no lugar e, também, evita que o papel faça a curvatura própria quando você molha o papel apenas por cima.
Então, apliquei essa técnica nos 3 tipos de papel. Os três fixaram bem, no entanto esse processo desencadeou alguns problemas que mostrarei mais à frente.
Teste 4 – Nova Camada De Cor
Com a tinta ainda úmida é de se esperar que as cores se misturem. Mas no primeiro papel, você pode observar abaixo, a cor azul já está fixa e não se mistura ao tom de lilás que coloquei.
Já no segundo papel dá para observar que o mix acontece.
Nesse tutorial eu apresento como é simples você começar a aquarelar usando apenas marcadores e canetinhas, dessas escolares mesmo. Mas também apresento a diferença de você trabalhar com o papel de 300g e o de 200g. Vale a pena conferir!
Já no terceiro o mix acontece sem nenhum problema.
Teste 5 – Resistência Do Papel
É comum em algumas pinturas passarmos o pincel várias vezes em um determinado ponto.
O primeiro papel começo rapidamente a esfarelar.
O segundo também esfarelou. E não demorou muito.
O terceiro não ocorreu o esfarelamento do papel.
Mas como já pintei várias vezes nesse papel, sei que às vezes, se o papel estiver com muita água e você passar o pincel por demais em uma determinada área isso pode vir a acontecer.
Mas, mesmo quando acontece, é numa escala muito menor e porque você sobrecarregou por demais aquela área.
Se isso vier a acontecer, no menor sinal de esfarelamento do papel 300g, pare e espere secar complemente antes de voltar a pintar sobre a região afetada.
E observe se você não está exagerando, o que você precisa tanto corrigir? Normalmente fazemos isso porque queremos corrigir algum “erro”.
Para não arruinar sua pintura veja se não é melhor abraçar o erro ou usar outro método de correção.
Resultado do Excesso de Água
O primeiro papel começou a soltar os pedaços à medida que eu toco nele.
Quando eu consegui tirar o papel da mesa, ele rasgou um dos cantos.
Já o segundo não se despedaçou.
Mas aqui adiciono um porém.
Se você costuma trabalhar com fita adesiva para prender o papel ou apenas para criar a borda, esse papel, em geral, rasga com facilidade quando você tira a fita. Mesmo usando algumas técnicas de retirada da fita, ainda assim, é comum acontecer.
Já no de 300g, se você usar as técnicas, dificilmente irá rasgar.
Não há nem o que comentar. O papel de 300g é próprio e dificilmente irá rasgar com facilidade.
Resultado Final
Considerações
Não há dúvida que o papel comum é o pior para você pintar aquarela.
Já o de 200g é uma escolha inadequada. Pois, para quem está começando, pode facilmente se sentir frustrado com o resultado.
E pior, você pode ficar achando que o problema é seu, que você que não serve para fazer isso, ao invés de entender que o problema é o papel que você está usando e que não serve para atender os seus objetivos.
O de 200g esfarela com facilidade, enruga e às vezes pode não produzir com facilidade o mix das cores, produzindo manchas que você não quer.
Veredito Final
O de 300g é o mais apropriado para pintar aquarela. Se quer levar minimamente a sério, por mais que seja um hobby, você deve considerar em adquirir papel próprio para aquarela.
Em geral, recomendo o Papel para Aquarela da Canson 300g. Mas existem inúmeros tipos. No entanto, são normalmente bem mais caros.
Para quem está começando o da Canson é perfeito. Com o tempo você pode investir em outros papéis mais caros, caso queira.
Soluções Alternativas
Venhamos e convenhamos, mesmo o papel da Canson, por mais em conta que ele seja frente a outros, ainda assim pode sair salgado, não é mesmo?
Estou dizendo que você só deve ter papel próprio para aquarela? Não, de jeito nenhum.
Na verdade o que recomendo é que você também tenha blocos de papel do de 200g. Por quê?
Ele pode ser extremamente útil para você testar paleta de cores ou processo de pintura, antes de você fazer uma pintura final, por exemplo.
Eu costumo fazer isso. Faço algumas pinturas em papel de 200g, quando eu acho que está bom, aí sim, vou para o papel de aquarela.
A única coisa que você deve levar em consideração é que o resultado pode sair um pouco diferente, isso porque a tinta aguada tende a se comportar de maneira ligeiramente diferentes em ambos os papéis, com já apresentei acima.
Mas ainda assim, vale a pena.
Outra alternativa para uso do de 200g é quando você quer fazer um desenho que não envolve muita água. É uma pintura mais seca e sem fundo, por exemplo. Como na imagem floral logo abaixo.
SIM! Dá para usar o de 200g com facilidade nesse caso.
Mas, e seu eu quiser pintar o fundo, existe uma alternativa? Sim.
Você pode usar uma pintura seca para o fundo e depois vir com a aquarela, desde que não exija muita água.
O que seria a pintura seca? Exemplo, você pode o fundo com pastel seco. Outra possibilidade é pintar usando menos água, praticamente desenhando com aquarela, como na imagem abaixo:
E o papel sulfite, nem pensar, né? Quem disse? Você pode usar papel sulfite para treinar traçado com pincel.
Esses exercícios são importantes para melhorar suas destreza com o pincel.
Claro que é importante fazer alguns exercícios na própria folha aquarela, pois, lembre-se, papéis diferentes, comportamentos diferentes.
Nesse caso, sabe aquelas pintura que você não quer nem olhar que estão em papel aquarela, use-as como rascunho para esses exercícios.
Assim, você terá dois tipos de papéis para treinar, o sulfite, no qual você pode treinar à vontade e depois você pega suas pinturas que você pensa em jogar fora e usa para treinar traçado.
Gostou Das Dicas? Deixe Seu Feedback Abaixo!
0 comments