O Que é Pontilhismo: Conceitos, Onde Surgiu, Características
O Que é Pontilhismo
Conceitos, Onde Surgiu, Características
1 - Definição
Afinal de contas, o que é Pontilhismo? Pontilhismo nada mais é que uma técnica de pintura e de desenho, através da qual são usados pequenos pontos ou manchas para a construção de uma imagem, seja essa figurativa ou mesmo abstrata.
O Pontilhismo é uma técnica que também era conhecida como Pintura dos Pontos, Neoimpressionismo, Divisionismo e Cromoluminarismo.
2 - Onde Surgiu O Pontilhismo / Quando Surgiu O Pontilhismo / Quem Criou O Pontilhismo
Quem foi o pioneiro no movimento Pontilhista? Onde e quando surgiu essa técnica?
O pontilhismo foi uma técnica de pintura que surgiu em Paris, na França, no final do século 19.
O artista plástico Georges Seraut * (1859-91) buscou um caminho diferenciado no mudo das artes, e tomando como ponto de partido o método da pintura impressionista, estudou cientificamente a teoria das cores e desenvolveu suas pinturas por meio de pequenos pontos de cores puras, formando um mosaico.
Seu objetivo era mesclar as cores aos olhos dos espectadores, sem perder a intensidade e luminosidade*.
Além de Seraut, Paul Signac,* estudante de Seraut, também é considerado um artista pioneiro no uso dessa técnica.
Junto com Seurat e Signac, outros nomes de destaque são Henri-Edmond Cross e Maximilien Luce.
Van Gogh também está incluso nessa lista de artistas que desenvolveram trabalhos no estilo pontilhista, mesmo que por um breve período.
Já Picasso, Mondrian e Kandinsky trabalharam com o pontilhismo no início de suas carreiras.
2 - Quais as Características do Pontilhismo
A principal característica do Pontilhismo é a ausência de linhas para delimitação de contornos.
Sua composição é feita por pequenos pontos que compostos de uma determinada maneira, formam uma imagem. Ou seja é uma pintura pixelada.
Hoje encontramos um estilo artístico chamado Pixel Art, que pode ser considerada uma versão moderna da pintura em pontilhismo.
3 - Como Aplicar O Pontilhismo na Aquarela
Primeiro gostaria de pontuar que apenas apresentarei aqui a forma como eu trabalho como a técnica de pontilhismo.
Não sei como outros profissionais da aquarela trabalham e quais outros métodos existem, ok?
Irei apresentar apenas a minha maneira de fazer, certo?
Então vamos lá!
3.1 - Processo De Aplicação
O processo de aplicação da técnica de pontilhismo, mesmo que com aquarela, consiste em você fazer pequenos pontos posicionados de maneira a formar uma imagem.
As cores podem ser um recurso valioso nessa hora, embora você também possa fazer trabalhos de pontilhismo monocromático ou mesmo usando nanquim.
Abaixo eu apresento 3 materiais que você pode usar para fazer o pontilhismo:
- Marcadores aquareláveis;
- Pincéis redondos com as cerdas cortadas;
- Marcadores secos.
4 - Três Dicas de Materiais Para Aplicação da Técnica
Material 1 – Marcadores Aquareláveis
Esse não é um método que eu costumo usar, mas se você achar que pode ser um método melhor para trabalhar, não vejo porque não.
Pontuei aqui marcadores aquareláveis, simplesmente porque estamos falando de aquarela, mas você pode também testar os marcadores permanentes e ver como fica a pintura.
Material 2 – Pincel Redondo Com As Cerdas Cortadas
Normalmente a pintura é trabalhada com o uso do pincel, nesse caso o que eu fiz para que eu conseguisse ter um melhor resultado foi cortar as cerdas de alguns pincéis redondos que eu tinha e que eu não usava mais.
Confesso que não sei se há pincéis assim para vender. Eu particularmente nunca encontrei.
Exemplo De Pintura Com Pincel
Material 3 – Marcadores Secos
Minha preferência são os marcadores secos. Pois com eles tenho mais controle do processo e eu consigo pontos mais harmônicos, embora na técnica de pontilhismo você também possa trabalhar com pequenas manchas, mas eu prefiro os pontos.
Outro aspecto pelo qual eu prefiro trabalhar com os marcadores secos refere-se aos degradês, que eu prefiro o efeito do degradê produzido pelo marcado do que pelo pincel.
Exemplos De Pintura Com Marcadores Secos
5 - Lembrete Importante: Cuidado Com O Material
Lembre-se: Ao aplicar uma batida constante com a ponta do marcado, esse acaba por se danificar. Tenha isso em mente se você for testar essa técnica usando seus marcadores.
Pois mesmo que você faça batidinhas leves para fazer os pontos, ainda assim a constância das batidas irá danificar o seu material.
Não importa qual material seja. Então evite usar seus melhores pincéis para aplicar essa técnicas, pois, caso, você decida apenas criar manchas com o seu pincel normal, separe um pincel ou alguns pincéis para suas pinturas em pontilhismo.
Mesmo que você decida fazer desenhos usando sua nanquim, vale o mesmo cuidado. Eu tenho minhas canetas nanquim mais velhas que eu separo para fazer meus desenhos em pontilhismo, pois a ponta entra com a repetição do processo.
Livros De Arte
Livro de Referência: GOMBRICH, Ernst H. A História da Arte. Rio de Janeiro, LTC, 2018.
0 comments