Como Desenhar Borboleta – 5 Passos Fáceis
Como Desenhar Borboleta
5 Passos Fáceis
Introdução
No presente artigo eu vou te apresentar Como Desenhar Borboleta de maneira fácil e simples.
A partir do momento que você entende os princípios básicos do desenho, principalmente que você entende que desenhar é um processo de construção ou de modelagem, fica muito mais simples percorrer esse caminho.
Sugiro a leitura: 7 Dicas para Você Começar a Desenhar: Os Primeiros Passos no Desenho.
Passo 00 – Como Desenhar Borboleta
O passo zero, antes de começar a desenhar qualquer coisa, é pesquisar por referências do desenho que você quer fazer, nesse caso, borboletas.
Pesquise, observe e selecione algumas para você ter como referência para as etapas posteriores, ok?
Passo 01 – Como Desenhar Borboleta
O primeiro ponto que você tem que entender no processo de desenho, e consequentemente como desenhar borboleta ou qualquer coisa que você queira desenhar, é que o melhor caminho é decompor o objeto de desenho em formas simples.
Portanto, partindo desse princípio, irei começar a construção do desenho da borboleta usando uma elipse e um retângulo.
Passo 02 – Como Desenhar Borboleta
Em seguida, começo a primeira etapa do processo de modelagem de cada uma dessas formas.
Sendo assim, a elipse eu transforma em uma forma similar a um ovo (egg shape) e o retângulo eu transformo em um trapézio.
Passo 03 – Como Desenhar Borboleta
Partindo desses formatos, posso fazer os primeiros esboços das minhas borboletas.
Passo uma linha guia que determinará o tamanho do corpo da borboleta. (ver imagem acima).
Em seguida desenho os formatos acima (forma de ovo e trapézio) no lugar das asas, como na imagem abaixo.
Aqui eu tenho a primeira parte da construção ou modelagem. Ou seja, esse é o esboço inicial.
Nessa etapa de construção eu determino o tamanho da borboleta e sua posição, por exemplo: se ela está na horizontal, vertical, inclinada, etc.
Para deixar esse processo bem simples, vamos nos ater à vista frontal, quando as asas estão abertas e vista de lado, quando você vê apenas um lado da borboleta.
Lembre-se, se você está dando os seus primeiros passos no desenho, sempre comece de formas mais simples, isso ajudará a você entender primeiro o processo, antes de partir para posições de perspectivas, ok?
Nessa etapa você também pode determinar se a asa será mais arredondada ou mais quadrada, mas isso também pode ser editado na etapa posterior.
Passo 04 – Como Desenhar Borboleta
Essa é a etapa da modelagem em si. É como se você tivesse uma massinha e fosse modelar essa massinha para ter uma determinada forma.
Sendo assim, o esboço no papel representa a massinha e o lápis representa as suas mãos.
A partir do momento que você tem a estrutura base (contorno inicial, posição e tamanho) da sua borboleta fica mais simples fazer essa etapa de modelagem.
Aqui você poderá aumentar o tamanho da asa, puxar para lado, para outro… Também poderá modificar de arrendado para quadrado e vice versa, além de começar a adicionar os detalhes internos da asa, caso queira fazer isso.
Lembre-se, esboço é construído com grafite e os traços devem ser bem clarinhos.
No exemplo que estou apresentando eu usei o lápis azul, pois acho que fica melhor para apresentar esse processo de construção aqui.
Você só começará a passar a caneta ou o pincel quando o esboço estiver concluído.
Passo 05 – Como Desenhar Borboleta
Essa próxima etapa é mais opcional, pois aqui você poderá ir mais longe na estrutura de seu desenho.
Nessa etapa é mais que importante você ter referências, que na verdade já devem está selecionadas, para que você possa se inspirar e construir um contorno mais avançado da asa da borboleta.
Adicionado também mais detalhes à sua borboleta.
Nessa etapa, inclusive você pode partir para um desenho mais realista, caso esse seja o seu objetivo.
Pronto, sua borboleta está finalizada. A vista de lado está concluída. Agora é só pintar e praticar para ir melhorando o processo e não esqueça de sempre usar as referências, ok?
Passo 06 – Como Desenhar Borboleta
Antes de finalizar, vou dar uma dica de como você pode fazer o desenho da borboleta de asas abertas.
Após concluir o desenho de um dos lados da asa, passe para um papel, como o papel manteiga. Vire a folha e replique no papel junto a asa já desenhada.
Assim você terá uma borboleta mais simétrica, ao invés de ficar brigando com o desenho para tentar acertar a posição, o formato e a simetria do desenho a mão livre.
Considerações Finais
Enfim, esses são princípios básicos do desenho que apliquei no desenho da borboleta, mas vale para qualquer desenho que você queira fazer.
Se você gosta de borboletas brinque com esses princípios e faça desenhos diferentes, umas borboletas mais simples, como as da imagem abaixo, outras com mais detalhes, faça em estilo cartoon, tente fazer mais realista, enfim… Experimente, pratique, pratique, pratique!
0 comments