Tecnologia do Blogger.

Pages

Jimmie Martin - Upcycling e Design, Para Além do Pensamento Dualista

De - outubro 14, 2019

Jimmie Martin - Upcycling e Design, Para Além do Pensamento Dualista


image image image 
                                                    Studio Jimmie Martin Ltda

Upcycling é o processo de transformar resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade. 

Utiliza materiais que estão no lixo em sua forma original ou partindo dela para dar nova vida útil e com isso um novo sentido e finalidade a este produto. 

Diferenciando-se da reciclagem, que usa energia para destruir a forma original e então transformar em algo novo. Algo que causa críticas, pois os críticos argumentam que os custos e a energia utilizada na coleta e transporte prejudicam (e superam) os custos e energia economizada no processo de produção.


image GOLDEN SIDEBOARD 2010

O primeiro registro de uso do termo upcycling foi por Reine Pilz da Pilz GmbH, em entrevista para Kay Thornton da Salvo, 1994. Ou seja, algo extremamente novo, mas que vem ganhando espaço em vários setores.

Hibiscus-Sideboard_LRG
HIBISCUS SIDEBOARD

Dentro do ramo do design destaco o trabalho feito pela Jimmie Martin Ltda, que é uma marca de luxo criada com base em Londres, desde 2004. Trabalhando com clientes de perfil privado, comercial, em geral de alta classe.

image
SILVER LEAF DAY BED

Jimmie Martin Fornece uma vitrine eclética de peças únicas de mobiliário que combina o decadente e peculiar com o nostálgico e urbano

Em junho de 2005 Jimmie Martin Ltd ganhou o prêmio de melhor "Designer Novo na Prática", no Design e Decorações Awards 2005. Jimmie Martin também foi indicado como finalista na categoria de design de móveis.

image


Showroom
Jimmie Martin Ltd | 77 Kensington Church Street | London W8 4BG | United Kingdom
T 44 (0)20 7938 1852 | F 44 (0)70 92881218

Para maiores informações ou  perguntas sobre o layout e preços, por favor contate diretamente o Studio Jimmie Martin via e-mail: info@jimmiemartin.co.uk ou por telefone 44 (0) 20 7938 1852.

Website Oficial: www.jimmiemartin.co.uk

Reflexão Final

Embora esse trabalho seja feito no Reino Unido, não impede que qualquer um desenvolva trabalhos seguindo essa linha de raciocínio.

Você já pensou quanto de resíduo é jogado fora todos os dias? Desse material será que não há nada que possamos reaproveitar, de forma a tornar uma peça sem valor em algo de grande valor?

O que faz a diferença nessa hora? O Olhar! Jimmie e Martin olharam para peças que as pessoas jogavam fora ou doavam por acharem sem valor e transformaram em uma nova peça. Isso é Design, mas mais do que isso é Visão.

Trazendo para terras brasileiras, Os Irmãos Campana são exemplo dessa linha de pensamento, onde um objeto completamente sem graça e sem importância ganha expressão e valor. Vale a pena conferir o site deles também: campanas.com.br

Le Modiste é um Ateliê que trabalha resgatando peças antigas de forma a atualizá-las, é um outro exemplo desse processo.

Pensamento Dualista

O que muitas vezes nos impede de construir algo diferenciado é o fato de aprendermos desde cedo a pensar de forma dual: ou isso ou aquilo! Esse pensamento nos impede de perceber que não há 1 resposta certa, mas pode haver variações diferentes de respostas.

Assim se sairmos desse pensamento de Ou isso Ou Aquilo e nos atravermos a pensar e por que não ter os Dois? Passamos para um novo patamar, não mais de O que Fazer, mas Como Fazer Funcionar.

No trabalho de Jimmie e Martin a questão é bem clara: onde Lixo não se mistura com Luxo, pelas mãos desses hábeis e criativos designers, o Lixo se torna Luxo.

Mas esse pensamento vai muito além quando colocamos por exemplo A Tecnologia e a Natureza, onde, seguindo o pensamento dualista, são incompatíveis entre si. 

Mas alguns projetos já começam a despontar e mostrar que podemos enquanto humanidade superarmos esse pensamento dualista e ousarmos perguntar: Como Fazer Natureza e Tecnologia Coexistirem de forma benéfica para ambas e para a sociedade como um todo?

Você Também Pode Gostar

0 comentários